Descrição enviada pela equipe de projeto. De casas geminadas a torres cercadas por verde, a antiga área industrial de Gowanus é ricamente diversificada em modelos históricos de habitação. Uma via verde recentemente revitalizada adiciona um contexto específico a partir do qual questionamos: O que é um novo modelo de convivência?
Nosso projeto liberta as habitações urbanas de várias unidades dos protocolos tradicionais. Envolvemo-nos com o que torna a cidade mais habitável: diálogos com o exterior e diálogos uns com os outros.
Acreditamos que o espaço aberto e o verde tornam a vida mais sustentável. Três pátios criam porosidade para trazer luz e vegetação ao interior do terreno. Uma série de estruturas menores se abrem para a rua e por todo o edifício. A alvenaria texturizada envolve cada volume e pátio, e as sombras se movem em diferentes orientações para registrar o movimento do sol e das estações.
Uma comunidade significa espaços compartilhados para viver e se divertir, mas também requer interação informal. Os vizinhos veem as idas e vindas uns dos outros pelo caminho, e um pátio de entrada compartilhado incentiva o bate-papo. Além disso, materiais transparentes permitem que a luz e a mudança das estações permeiem a atividade do edifício.
A vida em comunidade também envolve espaços contrastantes para privacidade e intimidade. A entrada de cada apartamento é conectada diretamente ao exterior. Uma varanda frontal inicia a transição para o espaço privado, reminiscente das varandas frontais do bairro, um limiar entre dentro e fora, comunitário e individual.
As áreas de convivência são um gradiente do interior para o exterior, definidas por sua relação com a paisagem que preenche os pátios. Grandes terraços estendem cada ambiente ao ar livre. Varandas íntimas criam um espaço intermediário de amortecimento da rua para as suítes. Pátios permitem janelas em três lados de cada apartamento. Uma mistura de tamanhos de aberturas define diferentes atmosferas compostas por luz natural e vistas emolduradas dos pátios e da vizinhança.